{ "data": [ { "event_name": "CompleteRegistration", "event_time": 1666735020, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] test_event_code: "TEST96813" }
top of page
Cine Clube CeC.png

Toda segunda-feira, às 20h.

Um tema por mês,

um filme por semana.

Assinatura mensal com desconto de 15%.

DSC04560_edited.jpg

Tema do mês de DEZEMBRO 2024:

Natal Sem Noel - 16.9.jpg

O período das festas de fim de ano é maravilhoso – para quem gosta. Porém, há uma parcela considerável da população que enxerga esta época com verdadeiro pavor, experimentando sentimentos de melancolia, angústia, depressão ou simplesmente raiva. Para uns, a oportunidade de reunir a família é bem-vinda; para outros, um pesadelo. Há quem goste de encontrar os amigos, mas há muitos que preferem dormir mais cedo no dia 24 de Dezembro e mesmo na virada do ano.

Não há postura “correta” ou “errada” - o importante é que cada um tenha liberdade para fazer o que lhe deixa mais confortável.

Enquanto definíamos o tema do nosso quinto CineClube, esta foi uma preocupação que mantivemos na discussão: seria fácil montar uma programação que incluísse escolhas óbvias como A Felicidade Não se Compra, Milagre na Rua 34, Elfo e Meu Papai É Noel – e mesmo obras como Papai Noel às Avessas, O Estranho Mundo de Jack e Noite do Terror, que trazem uma inversão no clima natalino, contam histórias que dependem pesadamente da data para que suas narrativas funcionem.

Assim, adotamos o seguinte critério para esta edição: os longas selecionados deveriam se passar durante as festas de fim de ano, mas estas não poderiam ser essenciais para seu sucesso; em teoria, eles poderiam ser ambientados em qualquer outra época – e ainda assim deveria ser possível compreender por que seus realizadores escolheram o fim de Dezembro como palco para suas histórias. Contraponto dramático? Ironia? Subversão do simbolismo daquelas festas?

Há um pouco de tudo isso – e mais! – nos filmes que discutiremos durante o mês de Dezembro. Com encontros online ao vivo às segundas-feiras a partir das 20h, o crítico Pablo Villaça discutirá um longa-metragem por semana, apontando suas características estéticas, temáticas e o modo como se insere na História do Cinema e no tema do mês. Estes encontros contarão com a participação ativa dos integrantes do grupo e ficarão gravados e à disposição dos inscritos para consulta e download posteriores. (Além disso, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes selecionados para que possam encontrá-los com facilidade.)

​Sinceramente? Taí um presente de Natal excelente para você mesma(o) e, por que não?, para quem você gosta!

Filmes discutidos:

Encontro #01 (09/12)
Duro de Matar (Die Hard, EUA, 1988)
noel01.jpg

Direção: John McTiernan. Roteiro: Jeb Stuart e Steven E. de Souza. Fotografia: Jan de Bont. Música: Michael Kamen. Montagem: John F. Link e Frank J. Urioste. Direção de Arte: Jackson De Govia. Figurinos: Marilyn Vance.

Com: Bruce Willis, Alan Rickman, Bonnie Bedelia, Reginald VelJohnson, Paul Gleason, De´voreaux White, William Atherton, Alexander Godunov, Robert Davi, Hart Bochner e Grand L. Bush.

John McClane é um policial de Nova York que viaja para Los Angeles a fim de passar o Natal ao lado dos filhos e da esposa Holly depois de meses de separação. Tentando salvar o casamento, ele vai direto do aeroporto para a festa de fim de ano promovida pela corporação na qual Holly trabalha como executiva – e é então que o imenso edifício Nakatomi é invadido por um grupo liderado pelo inteligente Hans Gruber, cujas motivações ficam gradualmente claras. Sozinho, descalço e em imensa desvantagem numérica, McClane é a única esperança dos reféns.

Encontro #02 (16/12)
Padrinhos de Tóquio (Tôkyô goddofâzâzu, Japão, 2003)
noel02.jpg

Direção: Satoshi Kon e Shôgo Furuya. Roteiro: Satoshi Kon e Keiko Nobumoto. Fotografia: Katsutoshi Sugai. Música: Moonriders e Keiichi Suzuki. Montagem: Kashiko Kimura e Takeshi Seyama. Direção de Arte: Nobutaka Ike.

Com as vozes de Tôru Emori, Yoshiaki Umegaki, Aya Okamoto, Shôzô Îzuka, Seizô Katô, Hiroya Ishimaru, Ryûji Saikachi e Yûsaku Yara.
 

Gin é um ex-atleta cuja vida foi destruída após perder propositalmente uma corrida. Miyuki é uma adolescente que fugiu de casa. Hana é uma mulher trans. Vivendo em situação de rua, o trio descobre, na véspera do Natal, um bebê abandonado no lixo e decide descobrir a identidade de seus pais para tentar devolvê-lo. Este é um dos quatro longas-metragens finalizados pelo brilhante Satoshi Kon antes de sua morte precoce em 2010.

 

Encontro #03 (23/12)
Gremlins (Idem, EUA, 1984)
noel03.jpg

Direção: Joe Dante. Roteiro: Chris Columbus. Fotografia: John Hora. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Tina Hirsch. Direção de Arte: James H. Spencer.

Com: Zach Galligan, Phoebe Cates, Hoyt Axton, Keye Luke, Corey Feldman, Harry Carey Jr., Dick Miller, Judge Reinhold, Chuck Jones.
 

Presenteado pelo pai com uma estranha criaturinha chamada Mogwai, o jovem Billy Peltzer é informado de que deve seguir três regras para mantê-la saudável: jamais alimentá-la após a meia-noite, não expô-la a luzes fortes e nunca permitir que ela se molhe. Não demora muito até que todas sejam quebradas e o caos tome conta da pequena cidade de Kingston Falls.

 

Encontro #04 (30/12)
De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, Inglaterra/EUA, 1999)
noel04.jpg

Direção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick e Frederic Raphael. Fotografia: Larry Smith. Música: Jocelyn Pook. Montagem: Nigel Galt. Direção de Arte: Leslie Tomkins e Roy Walker. Figurinos: Marit Allen.

Com: Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Todd Field, Vinessa Shaw, Rade Serbedzija, Leelee Sobieski, Alan Cumming.
 

Depois de uma luxuosa festa de natal, o médico Bill Harford e sua esposa Alice têm uma conversa durante a qual esta revela uma antiga fantasia sexual com outro homem – o que dispara no sujeito o impulso de viver sua própria fantasia com outra mulher. Fascinado com a existência de uma suposta festa secreta que estimula a concretização de fetiches sexuais, ele tenta descobrir sua localização e entrar clandestinamente sem ter plena consciência dos perigos envolvidos. Este foi o último filme de Kubrick.

 

DSC04573.jpg

Sobre o CINECLUBE CINEMA EM CENA

Para celebrar os 30 anos de carreira completados em 2024, Pablo Villaça atende uma demanda antiga de seus alunos e leitores ao criar o Cineclube Cinema em Cena, que permitirá um contato ainda mais próximo com aqueles que também curtem discutir filmes, diretores, gêneros e qualquer tópico relacionado à Sétima Arte. Com encontros semanais online ao vivo, o Cineclube se concentrará em um filme diferente toda semana seguindo um tema estabelecido para cada mês. Nestes encontros, ele analisará com os demais integrantes cada detalhe da obra e como esta se encaixa no tópico geral daquele mês e como se relaciona com as demais produções programadas. Além disso, os membros do grupo terão a oportunidade de fazer suas próprias pontuações – e o registro dos encontros ficará disponível para download assim que cada sessão chegar ao fim.

Se você já conhece a série Cenas em Detalhes, sabe que Villaça tem o hábito de se debruçar de modo quase obsessivo sobre os menores detalhes de cada filme a fim de discutir como estes ajudam a construir o efeito narrativo da obra – qualquer que seja o gênero ao qual esta pertence.

 

Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir de 20h, e terão duração de duas horas – e os interessados podem se inscrever para semanas específicas ou para o mês inteiro (neste caso, com desconto de 15% sobre o valor total).

 

Além disso, para garantir sua vaga (as da edição inaugural se esgotaram rapidamente), você pode optar pelo plano recorrente e já assegurar sua inscrição sem precisar se preocupar com a possibilidade de perder as próximas edições (e o melhor: o desconto de 15% se mantém).

 

Se ao longo destes 30 anos de carreira Pablo Villaça já desejou “um grande abraço e bons filmes” milhares de vezes, desta vez este desejo é também um convite que você não pode recusar.

Inscrição recorrente:

Cineclube CeC - Capa 1.1.jpg

OFERTA!

de R$120 por

R$102,00

Inscrição mensal:

Natal Sem Noel - 1.1.jpg

OFERTA!

de R$120 por

R$102,00

Encontros individuais:

Quem é Pablo Villaça?

Completando 30 anos de carreira em 2024, Pablo Villaça é crítico de cinema e também fundador do Cinema em Cena, site do gênero mais antigo da Internet brasileira e que foi ao ar em Outubro de 1997 – e desde então colaborou com publicações impressas como Moviestar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET, além de ser um dos correspondentes estrangeiros do site oficial do crítico norte-americano Roger Ebert desde que este o convidou em 2011. Autor de dois livros (“O Cinema Além das Montanhas” e “Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar”), ele finalizou há pouco seu terceiro, um volume dedicado à série Breaking Bad, e que será seguido por outro que se concentrará em Better Call Saul. Além disso, roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens (A_ética e Morte Cega) e ministra cursos sobre Cinema desde 2001, tendo visitado todas as regiões do país e somado mais de 8.000 alunos no processo. Primeiro membro latino-americano da OFCS (da qual também foi diretor) e integrante da ABRACCINE, já cobriu (e segue cobrindo) festivais como o de Cannes, Berlim, Tribeca, Rio de Janeiro, Olhar de Cinema, Gramado e Mostra de São Paulo, além de manter um canal no YouTube e um blog.
 

Ao longo de sua carreira, Pablo Villaça ministrou mais de 80 edições de seus cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas”, “A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos” e “Decifrando o Padrinho: Dissecando O Poderoso Chefão”, além de ter criado um curso de 27 horas de duração sobre toda a obra do cineasta Martin Scorsese.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
DSC04498.jpg

Dúvidas?
Entre em contato

Contate-nos

Obrigado(a)

bottom of page